SINCERIDADE
A primeira coisa é não se iludir. Sabemos que não é possível enganar ao Divino; até mesmo o mais sagaz dos Asuras não pode enganar ao Divino. Entretanto, mesmo quando se entende isso, observa-se que, frequentemente em nossas vidas, ao longo do dia, tentamos nos enganar, sem mesmo perceber, espontânea e automaticamente.
Sempre temos justificativas favoráveis para tudo o que fazemos, nossas palavras, nossas atitudes. Esta é nossa primeira reação. Não me refiro a coisas óbvias como dizer: “A culpa é do outro”. Estou me referindo à pequenas coisas da vida cotidiana.
Conheço uma criança que se chocou contra uma porta e deu um belo de um chute na porta! É a mesma coisa. O erro é sempre de outra pessoa, o outro que cometeu um engano. Mesmo quando já não somos mais crianças, quando temos alguma razão, ainda damos a mais estúpida das desculpas: “Se ele não tivesse feito aquilo, eu não teria feito isso”. Entretanto, deveria ser exatamente ao contrário.
Isto é o que eu chamo de ser sincero. Quando estamos com alguém, quando se é sincero, instantaneamente, sua maneira de reagir deveria ser a de fazer a coisa certa, mesmo quando se está com alguém que não a faça. Tome pelo exemplo mais comum, a pessoa que sente muita raiva: ao invés de responder com palavras que machucam, mantenha-se calmo e quieto, assim, você não se deixa afetar pela contagiosa raiva. Olhe para você mesmo para perceber se isso é fácil. É algo bastante essencial, apenas um início para saber se você é sincero. E não estou falando daqueles que se deixam contagiar sempre, até mesmo brincando, nem daqueles que cometem a mesma estupidez dos outros.
Te digo: se você olhar para si mesmo com olhos bem afiados, irá perceber em si, as suas insinceridades às centenas, mesmo que tente ser sincero em suas atitudes gerais. Então verá o quão difícil é.
Para ser perfeitamente sincero é indispensável não ter nenhuma preferência, nenhum desejo, nenhuma atração, nenhuma aversão, nenhuma simpatia ou antipatia, nenhum apego ou repulsa. Deve-se ter uma visão total e integral das coisas, na qual tudo está em seu lugar, e manter a mesma atitude diante de tudo: a atitude da Verdadeira Visão.
Sinceridade significa elevar todos os movimentos do ser ao mais alto nível de consciência e realização já atingido.
Sinceridade exige a unificação e harmonização de todo o ser em todas as suas partes e movimentos em torno da vontade Divina central.
Sempre quando houver sinceridade, você encontrará a ajuda, a orientação. A graça Divina sempre estará lá para fornecer a resposta e você não se manterá na ignorância por muito tempo.
A Mãe (Mirra Alfassa)
Sinceridade (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)
Nome científico: Aster amellus
* Special Number on The Mother's Symbol. Reprint from: All India Magazine, February 2014. A Monthly Magazine of Sri Aurobindo Society, Puducherry. Tradução: Larissa Montandon.