top of page
image_67521025.JPG

GENEROSIDADE

WhatsApp Image 2023-09-06 at 13.47_edited.jpg

“Nobreza e generosidade são as almas do firmamento etéreo; sem elas, olha-se para um inseto em um calabouço. ”

Sri Aurobindo

(Thoughts and Aphorisms)

 

A Mãe explica:

Nobreza é recusar todos os cálculos pessoais. Generosidade é encontrar satisfação própria na satisfação dos outros. 

 

Q: Sri Aurobindo diz sobre Mahalakshmi: “Tudo que é pobre... repele seu advento”?

 

Sim, pobre, sem generosidade, sem ardor, sem amplitude, sem riqueza interior; tudo que é seco, frio, enrolado impede a chegada de Mahalakshmi. Não é questão de muito dinheiro, você sabe! Um homem extremamente rico pode ser terrivelmente pobre do ponto de vista de Mahalakshmi. E um homem muito pobre pode ser muito rico se seu coração é generoso...

 

Um homem pobre é um homem que não tem qualidades, nenhuma força, nem vigor, nenhuma generosidade. Ele também é um homem miserável e infeliz. Além disso, se é infeliz somente quando não se é generoso – quando se tem uma natureza generosa que oferece sem esperar receber, nunca se é infeliz. Aqueles que são centrados em si mesmo e sempre querem atrair as coisas para si, que enxerga tudo e o mundo somente através de si – estes são infelizes. Mas quando se oferece generosamente, sem receber em troca, nunca se é infeliz, nunca. Aquele que deseja pegar para si que é infeliz; aquele que se doa nunca é infeliz. 

 

Q: A generosidade é uma distorção da verdade?

Sim, todas as qualidades humanas são distorções da verdade que estão por detrás delas. Tudo que se denomina de qualidades ou defeitos sempre são distorções de algo que está por trás, e que não é isto ou aquilo, mas sim algo a mais.  Mas eu digo, além disso, que a verdade é encontrada por detrás da generosidade: é o movimento de expandir a força. Mas para que essa força se expanda, ela precisa primeiro estar concentrada. Então, há um movimento do tipo pulsação: a força está concentrada e de novo se expande... Mas se você sempre quer expandir sem nunca concentrar, depois de um certo tempo não terá mais nada para ser expandido. Para as forças, todas as forças, é a mesma coisa. 

 

Quero falar sobre a generosidade moral. Se sentir feliz, por exemplo, quando um camarada é bem-sucedido. Um ato de coragem, de altruísmo, um belo sacrifício que tem uma beleza que te dá alegria. Pode-se dizer que generosidade moral consiste em ser capaz de reconhecer o verdadeiro valor e superioridade de outros.

A Mãe (Mirra Alfassa) 

 

Generosidade (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)

Nome científico: Impatiens balsamina

bottom of page