BONDADE
Tenho ouvido frequentemente as pessoas dizendo “Oh! Agora que estou tentando ser bom, todos me parecem ser maus”. Entretanto isso é precisamente para te ensinar que não se deve ser bom por interesse, não se deve ser bom para que os outros sejam bons com vocês – deve-se ser bom pelo bem de ser bom.
É sempre a mesma lição: deve-se fazer tão bem quanto se pode, o melhor que se pode, sem esperar resultados, sem fazer algo visando um resultado. Somente esta atitude, de esperar uma recompensa pela boa ação – se tornar bom porque se pensa que isso tornará sua vida mais fácil – remove todo o valor da boa ação.
Você deve ser bom pelo amor a bondade, você deve ser justo pelo amor a justiça, você deve ser puro pelo amor a pureza e deve ser desinteressado por amor ao desinteresse; então terá certeza de avançar no caminho.
Para fazer o yoga, este yoga da transformação que, de todas as coisas, é a mais árdua – somente se se sente que veio para aqui por isto (quero dizer aqui sobre a Terra) e que não se tem mais nada a fazer além disso, e que esta é a única razão para a existência – mesmo que se tenha que trabalhar pesado, sofrer, batalhar, isto não importa – “Isto é o que eu quero e nada mais” – então é diferente. Caso contrário devo dizer “Seja feliz e bom, e isto é tudo que é pedido de você. Seja bom, no sentido de ser compreensivo, sabendo que as condições nas quais você viveu são excepcionais, e tente viver uma vida mais alta e nobre que uma vida ordinária, de modo a permitir que um pouco de consciência, luz e bondade possam se expressar no mundo. Isto seria muito bom.”
Uma boa ação é mais doce ao coração do que um doce na boca.
Um dia gasto sem fazer uma boa ação é um dia sem a alma.
Deve-se manter a boa vontade e amor constantemente no coração e deixá-los derramar com tranquilidade e com equanimidade.
A benevolência incansável, a visão mais clara e compreensiva, livre de todas as reações pessoais, é a melhor maneira de amar ao Senhor e servi-lo sobre a Terra.
A Mãe (Mirra Alfassa)
Bondade (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)
Nome científico: Reseda odorata
* Special Number on The Mother's Symbol. Reprint from: All India Magazine, February 2014. A Monthly Magazine of Sri Aurobindo Society, Puducherry. Tradução: Larissa Montandon.