PAZ
O primeiro sinal da presença divina no ser é a paz.
Nas profundezas do ser, no fundo do peito, a Presença Divina está sempre lá, luminosa e em paz, cheia de amor e sabedoria. É lá que você se unirá ao divino e ele o transformará em uma consciência luminosa e radiante.
Juntos você e eu devemos tentar silenciar todos os ruídos externos da superfície do seu ser, para então em silêncio e paz você possa se unir com a glória interior.
Então este dia se tornará o dia do seu renascimento.
Q: Mãe, faça-me mais pacífico.
Cada vez que você se sentir inquieto deveria repetir, dizendo silenciosamente dentro de ti, sem som exterior e pensando em mim ao mesmo tempo:
“Paz, paz, Ó meu coração! ” Faça isso firmemente e ficará agradecido pelo resultado.
... é sempre muito bom praticar o silêncio por alguns minutos, pelo menos duas vezes ao dia, entretanto deve ser o silêncio verdadeiro, não meramente a abstinência da fala.
Paz e quietude são ótimos remédios para doenças.
Quando podemos trazer paz as nossas células, somos curados.
A Mãe
A paz é a calma aprofundada em algo que é muito positivo que equivale a ao tranquilo e estável estado de Ananda.
Em certo sentido esta inércia e a paz são as contrapartes luminosas e obscuras de cada um, tamas e sama – a alta Natureza encontrando repouso na paz, a baixa procurando-a na energia do relaxamento e um retorno em direção ao subconsciente, tamas.
A Paz, Poder, Luz, Ananda do espírito consciente maior estão lá veladas acima. Uma certa abertura em direção ao alto é necessária para que a paz possa descender – a quietude da mente e uma certa passividade ampla e concentrada para a Influência descendente são as melhores condições para a descida.
Sri Aurobindo
Paz sobre a Terra
Não a paz de um sono inconsciente ou a inércia auto satisfeita; não a paz da ignorância e escuridão esquecida em si, pesadamente indiferente, mas a paz da força onipotente, a paz da perfeita comunhão, a paz do despertar integral, do desaparecimento de toda a limitação e escuridão...
A Mãe
Paz (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)
Nome científico: Crinum
* Special Number on The Mother's Symbol. Reprint from: All India Magazine, February 2014. A Monthly Magazine of Sri Aurobindo Society, Puducherry. Tradução: Larissa Montandon.