RECEPTIVIDADE
Receptividade – o poder de receber a Força Divina e sentir sua presença, e a presença da Mãe nela, e permitir que ela trabalhe guiando nossa visão, desejo e ação.
Esta abertura está ampliando toda a natureza, em todos os seus níveis e em todas as suas partes para receber em si mesmo sem limites a grande consciência divina que já está acima, atrás e englobando toda a existência mortal metade-consciente.
Sri Aurobindo
Meu amor está sempre com você; e se você não o sente, é porque não é capaz de recebê-lo. É a sua receptividade que está deficiente e deve ser aumentada; e para isto você precisa se abrir, e alguém só se abre se se entrega. Certamente você está tentando mais ou menos conscientemente atrair as forças e o amor divino em sua direção. Este método é ruim. Se abre sem medidas e sem expectativas de nada em retorno, então se tornará capaz de receber.
Não é seu trabalho acender o fogo. Como eu te disse, estou sempre o acendendo – você precisa somente se abrir para recebê-lo e trata-lo com boa vontade.
P: Mãe, do que depende a receptividade?
Depende acima de tudo da sinceridade – se realmente se quer receber – e então... sim, eu acredito que os principais fatores são a sinceridade e a humildade. Não há nada que o feche mais do que a vaidade. Quando se é pretencioso você tem um tipo de vaidade de não querer admitir que te falta algo, que você comete falhas, que você é incompleto, que você é imperfeito, que você é... Há algo na natureza, sabe, que cresce enrijecido dessa forma, que não quer admitir – é o que te impede de receber. Você tem que, entretanto, somente se abrir e ter a experiência. Se, por um esforço da vontade, você consiga fazer com que mesmo uma pequena parte do ser admitir que “Ah, bem, sim, eu estou errado, não devo ser assim, e eu não devo fazer isto, sim, isto é um erro”, se você conseguir admitir isso, a princípio, como acabei de dizer, isto começa te machucando intensamente, mas quando você se mantém firmemente, até que seja admitido, imediatamente se abre – se abre e estranhamente um fluxo de luz entra, e então você se sente grato, tão feliz que você se pergunta “Porque foi tolo o suficiente para resistir por tanto tempo?”
A Mãe (Mirra Alfassa)
Receptividade (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)
Nome científico: Gladiolus Xhortulanus
* Special Number on The Mother's Symbol. Reprint from: All India Magazine, February 2014. A Monthly Magazine of Sri Aurobindo Society, Puducherry. Tradução: Larissa Montandon.