top of page
image_67521025.JPG

GRATIDÃO

WhatsApp Image 2023-09-06 at 13.47_edited.jpg

Há um outro movimento que deve acompanhar constantemente a devoção... Um senso de gratidão de que o Divino existe; aquele sentimento de maravilhosa gratidão que verdadeiramente nos preenche com uma alegria sublime de que o Divino existe, de que há algo no universo que é Divino, que não seja somente a monstruosidade que vemos, que há o Divino, o Divino existe. E a cada vez que a menor coisa nos coloca tanto direta quanto indiretamente em contato com a sublime Realidade da existência divina, o coração é preenchido com uma alegria tão intensa e maravilhosa, uma gratidão tal como se todas as coisas tivessem o sabor mais delicioso. 

Não há nada que nos dê uma alegria igual do que a gratidão. Alguns ouvem pássaros cantando, veem uma adorável flor, olha para pequenas crianças, observa um ato de generosidade, lê uma belíssima frase, assiste ao pôr do sol, não importa o que, de repente isso recai sobre a gente, essa emoção – realmente tão profunda, tão intensa – que o mundo manifesta o Divino, e há algo por trás do mundo que é Divino.

... pouquíssimas pessoas, muito poucas, um número insignificante, vão a igreja ou ao templo com um verdadeiro sentimento religioso, que não é rezar ou pedir algo a Deus mas sim oferecer a si mesmo, agradecer, aspirar, dar a si mesmo. Há dificilmente uma em milhão que faz isso. 

Para ser grato, nunca se esqueça da maravilhosa graça Suprema que conduz cada um ao objetivo divino pelos caminhos mais curtos, apesar de nós mesmo, de nossas ignorâncias e mal-entendidos, apesar do ego, de seus protestos e revoltas. 

A pura chama da gratidão deve sempre queimar em nosso coração, quente, doce e brilhante, para dissolver todo o egoísmo e toda obscuridade; a chama da gratidão pela Graça Suprema conduz o sadhak ao seu objetivo – e quanto mais grato ele é, reconhece a ação da Graça e é grato por isso, mais curto é o caminho. 

... de todos os movimentos, aquele que talvez forneça a maior alegria – uma alegria pura, não contaminada pelo egoísmo – é a espontânea gratidão.

É algo muito especial. Não é amor. Não é autodoação. É uma alegria plena. Muito plena. 

É uma vibração muito especial diferente de tudo além dela própria. É algo que nos expande, que nos preenche, é tão fervoroso!

De todos os movimentos ao alcance da consciência humana, é certamente aquele que mais nos afasta de nosso ego...

Quando conseguimos entrar nessa vibração em sua pureza, percebemos imediatamente que tem a mesma qualidade da vibração do Amor: é sem direção... Em última análise, gratidão é somente uma sombra ligeiramente colorida da vibração essencial do Amor. 

 

A Mãe (Mirra Alfassa)

Gratidão (Significado espiritual da flor dado pela Mãe)

Nome científico: Ipomoea carnea

bottom of page